domingo, 30 de março de 2008

A Cozinha Francesa





História


É célebre a frase do primeiro-ministro britânico Winston Churchill ao general De Gaulle: "Um país como a França, que possui mais de 265 tipos de queijo, jamais poderá ser conquistado."

Esta diversidade que tanto impressionou Churchill não se limita apenas aos queijos. A França é um universo gastronômico quase inesgotável: das carnes aos peixes, dos vinhos aos laticínios, dos legumes às frutas.

Tradição e inovação oferecem aos gourmets de todo o mundo um espetáculo digno de nota.

Cozinha de mil facetas



Tal riqueza possibilitou a formação de uma culinária nacional e o estabelecimento de diversos padrões regionais de cozinha com personalidade própria:
Cordeiros, ostras e Camembert da Normandia; foie gras e trufas do Périgord; peixes elaborados das mais diferentes formas nas regiões de Provence e do Languedoc.




O gosto apurado dos franceses pela boa mesa vem desde que a França ainda era a Gália, nos tempos do Império Romano. Que o digam Asterix e Obelix, os personagens de quadrinhos de Gosciny e Uderzo que sempre encerram suas aventuras com um farto banquete.




Tavernas e bistrôs




A tradição de fartura da Antigüidade continou ininterruptamente. No século XV, em Paris, existiam mais de 4 mil tavernas, que vendiam a cada dia cerca de 700 toneladas de vinho. Mas a alta culinária francesa só se popularizou depois da grande Revolução de 1789. A mudança de regime e a queda da velha aristocracia obrigaram os grandes chefs de cuisine a deixar as cozinhas dos castelos e palácios e sair em busca de clientes entre a gente comum. Assim, começaram a abrir seus restaurantes e bistrôs pelas ruas das principais cidades francesas.




Criatividade e tradição culinária francesas acompanham hoje os chefs franceses por todo o mundo. Tal intercâmbio contribui para a formação de um universo amplo e variado da gastronomia.




Obediência aos princípios da culinária clássica se mesclam à sedução pela ousadia e modernidade: é um traço tipicamente francês e uma das marcas da culinária francesa contemporânea.
Com tantas iguarias, quem há de resistir à sua sedução?




Marie-France Henri é proprietária do restaurante La Casserole (SP)




Pratos clássicos






Bouillabaisse = (do sul da França)

Cassoulet = semelhante a uma feijoada, com feijão branco, pato, cordeiro, lingüiças etc

Gigot d’agneau = pernil de cordeiro servido fatiado e bem mal-passado

Blanquette de veau = vitela cozida em cubos, molho de vinho branco e creme de leite

Boeuf bourguignon = carne de músculo cozida, com molho de vinho tinto, cebolinhas e champignons




Magret de pato ao molho de 4 pimentas




Ingredientes


Magret

3 magrets de pato de aproximadamente 300 g cada

sal a gosto

Molho

20 g de pimenta verde

5 g de pimenta rosa

10 g de pimenta branca

5 g de pimenta preta

1 litro de caldo de pato

100 ml de conhaque

20 g de fécula de batata

100 ml de creme de leite frescosal a gostogrãos de pimenta rosa para decorar



Preparo


MolhoMisture todas as pimentas e amasse-as para que seu aroma e sabor fiquem bem presentes. Leve as pimentas ao fogo em panela para que sequem e adicione o conhaque para flambar.Acrescente 900 ml do caldo de pato e deixe ferver.À parte, adicione aos 100 ml restante do caldo de pato (frio) a fécula de batata, tomando cuidado para que a mistura fique bem homogênea.Incorpore esta mistura ao molho para que engrosse e, por fim, adicione o creme de leite. Tempere com sal a gosto e retire do fogo.



MagretFaça pequenas incisões transversais nos magrets no lado da pele. Tempere-os com sal a gosto. Frite-os por aproximadamente 6 a 7 minutos, deixando-os malpassados, começando primeiro pelo lado da pele para depois virá-los.




MontagemFatie os magrets, dispondo-os em leque e que ocupe metade do prato.Regue com o molho de pimentas bem aquecido e jogue por cima alguns grãos de pimenta rosa para decorar.




Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 40 min

Execução: fácil

Custo: alto

Nenhum comentário: